para uma arquitectura swissport.

DOMINAR A HISTÓRIA, AS ORDENS, AS PROPORÇÕES. FAZER O NOVO, QUE PARECE NOVO, COM AS REGRAS ANTIGAS. MANTER O VELHO COMO DEPOIMENTO. LEMBRAR A QUESTÃO SIMBÓLICA DE UM CIPRESTE NA ENTRADA DO EDIFÍCIO. COPIAR O PORTÃO DE GARAGEM DE SERRALVES. REINTERPRETAR VOLUMETRIAS. QUEBRAR O PROGRAMA EM DIFERENTES PEÇAS. ESTABELECER RELAÇÕES. CONFRONTAR UM MUNDO INTERIOR COM UM MUNDO EXTERIOR. DETERMINAR A FORMA COM A ESTRUTURA, TUDO O RESTO SERÁ UM JOGO DE PROPORÇÕES. ELEVAR LAJES DE BETÃO PARA AFIRMAR COMPROMISSOS. ENFATIZAR FISICAMENTE O FIM, CAMINHAR E EDIFICAR SIMBOLICAMENTE O FIM. CRIAR UM EDIFÍCIO E UM LUGAR. VIAJAR NO TEMPO. DESENHAR A PERCEPÇÃO DA CHEGADA COMO UMA SUAVE CONQUISTA DO EDIFÍCIO.LIMPAR OS ELEMENTOS QUE IMPEDEM A LEITURA EVIDENTE DAS RELAÇÕES INTELIGENTES. ENTENDER QUE O SENTIDO ICONOGRÁFICO DO EDIFÍCIO É CONSTRUÍDO PELAS PESSOAS. PENSAR O EDIFÍCIO COMO UM CORPO QUE EMERGE, SINALIZA, BALIZA E TEM CONTEÚDOS. PROJECTAR O PAVILHÃO, A PISCINA E TAMBÉM OS CANDEEIROS. RESPONDER AO PROGRAMA E ABRIR OUTRAS HIPÓTESES. PROBLEMATIZAR A ESCALA. INVENTAR DETALHES, PORMENORES COM ALGUMA POESIA, PORQUE A ARQUITECTURA TAMBÉM TEM QUE TER POESIA. CULTIVAR UMA SENSIBILIDADE MINUCIOSA A TUDO.

SABER OUVIR “MAS AFINAL ELE NÃO FEZ NADA” E RESPONDER “EU ACHO QUE FIZ!”

link